1) Os materiais que vamos usar:
Esconda na sala sacos ou embrulhos
contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada.
Pode ser, por exemplo, livros, jogos,
pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em
duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a
busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno",
se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes forem
encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e
aproveite para explicar melhor a função de cada um.
Mostre como e onde eles ficarão
guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de
trabalho sempre bem organizado.
Recomendado para: Educação Infantil
2) Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças
e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique
seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras
compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes
diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá,
comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema
predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as
crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que
desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome.
Quem não souber escrever
sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos
colegas e, em seguida, expostos no mural.
Com os alfabetizados, a dinâmica é a
mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil
3) Turismo na escola:
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série,
divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os
novatos.
Deixe-os junto aos veteranos, que
devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões.
Em cada folha de papel, descreva um
local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio.
Cada grupo retira um papel e tenta
adivinhar qual é o local descrito.
Em seguida, desafie os grupos a
encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o
ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que
trabalham lá e a sua função.
De volta à classe, os grupos trocam
observações e registros e expõem suas produções.
Num segundo momento, peça a eles que
produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina.
Em cada local específico do mapa, os
desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as
dependências que ainda não foram percorridas.
Em turmas de 5ª a 8ª séries, a
garotada pode fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os
funcionários.
Nesse caso, você não precisa fazer o
mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos
turísticos" da escola.
4) Direitos e deveres:
Já nos primeiros dias, estabelecer os
famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao
longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se
inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses
objetivos.
Formule com todos (e escreva no
quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito
a..." e "Somos todos responsáveis por...".
Lembre-se de que a declaração de
direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que
os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no
que é proibido.
A etapa seguinte é descobrir o que as
outras turmas da escola combinaram.
A troca de informação, além de
enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de
outras classes.
Ao terminar, peça a cada um que copie
os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão.
Além disso, os estudantes podem
produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
5) O que vamos aprender:
Todo ano é a mesma coisa: o que
esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um
friozinho na barriga.
Para baixar a ansiedade da meninada,
registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na
nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para
respondê-las.
Deixe que falem livremente sobre as
suas impressões e vivências como ex-aluno da série.
Esse intercâmbio, logo no início,
deixa a turma mais tranquila e segura e valoriza a cooperação e a interação
entre diferentes classes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário